terça-feira, 14 de maio de 2013

Enxugue os quilinhos extras com a ajuda da chia


Por Chirley Santana / Foto: divulgação

Cada vez mais as pessoas estão caindo nas graças da chia. Afinal, não é por menos. Originária do México e da Colômbia, é uma grande fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e, ufffaaa, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

Só aí já deu para você ter uma noção de que a ingestão diária da chia pode fazer “milagres” em sua saúde. Pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. De acordo com a nutricionista Angela Oliveira Novo, os benefícios são grandes mesmo. “A chia tem ação anti-inflamatória, ou seja, tem a propriedade de combater a inflamação, pois é rica em ômega 3. Tem também ação antioxidande, o que ajuda a combater os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças. E, ainda, a chia é uma grande ajuda para quem quer perder aqueles quilos extras ou manter o peso ideal”, comenta.

A perda de peso acontece, porque o grão é grande fonte de fibras solúveis e forma um composto gelatinoso no estômago, o que torna o processo digestivo mais lento. “A recomendação é ingerir apenas uma colher de sopa todos os dias. A chia favorece o emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, o que faz reduzir a quantidade e até mesmo a escolha dos alimentos para as próximas refeições”, explica a nutricionista Angela.

Outro excelente benefício é para quem sofre de prisão de ventre. Como você leu nas linhas anteriores, o grão é rico em fibras dietéticas. Então, dê adeus aos inchaços e desconfortos provocados pela constipação. Fora que comer a chia regularmente, você está contribuindo para o controle do diabetes e da pressão arterial, a redução do risco de problemas cardiovasculares, a saúde cerebral e a recuperação muscular. “Assim, quem faz atividade física também pode se beneficiar. O uso no pós-treino é benéfico para melhorar a resistência e a recuperação muscular”, acrescenta.

Hoje, você encontra fácil, fácil a chia. Ela está disponível em grão (sementes ao natural), óleo, farinha, flocos e cápsulas. A melhor opção, claro, que é o grão, porque todas as suas propriedades nutricionais estão preservadas. Ela não tem sabor e vai bem em sopas, bolos, saladas, cereais, iogurtes, frutas, sucos...

Então, bora aproveitar os benéficos!!!

Bjs da Chirley e até outra hora.
_________________________

A NUTRICIONISTA

Angela Oliveira Novo - CRN-SC 0478
Fone (47) 9627-9555
E-mail: ang_novo2@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário