segunda-feira, 20 de maio de 2013

Leve seu kit para fazer as unhas e evite possíveis contaminações


Por Chirley Santana / Foto: freepik.com 

Hoje é praticamente impossível não cuidar das unhas. A maioria das mulheres já inclui no orçamento os investimentos semanais essenciais para ir à manicure. Até porque com a correria do dia a dia é bem mais prático, né!? (Eu prefiro fazer. É quase que uma terapia e ainda economizo... risos)

Mas por acaso você parou para observar os cuidados com a esterilização adequada dos materiais utilizados? Quando não há o devido cuidado doenças virais (hepatite B e C e a Aids), bactérias e fungos podem ser transmitidos. Sabia?

O ideal é que você leve seu próprio kit – cortador de unhas e de cutícula, lixas, palitos, espátula. Caso preferir não ter este “trabalho” é importante conferir como é feito a esterilização dos materiais por sua manicure. O correto é usar a autoclave, o mesmo equipamento utilizado pelos profissionais da saúde, como dentistas e médicos.

Além disso, verifique que a abertura da embalagem dos alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados, seja feita na sua frente. Bem como, os demais materiais descartáveis, como lixas, palitos, plástico de proteção dos recipientes tanto para os pés como para mãos, caso ainda utilize esse método. Somado a isso tudo, veja se a manicure tem o hábito de lavar as mãos antes e após atender você. Ou usa luvas descartáveis.

Todo cuidado é pouco. Então, para garantir não custa nada ter o seu kit sempre à mão. Ou quem sabe começar você mesma a cuidar de suas unhas. A primeira vez é provável que não fique boa. Nem na segunda, muitos menos na terceira... Não desista. No início é difícil mesmo. Entretanto, com o tempo você tira de letra e quando se der por conta estará até fazendo unhas artísticas.

Bjs da Chirley e até mais

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eu quero um amor pra vida toda


Por Chirley Santana / Foto: freepik.com 

O tempo passa tão rápido que a maioria das pessoas esquece de amar. Mas não aquele amor que é possível encontrar em qualquer esquina. Ou aquele amor volúvel, que não dura nem mais que duas meras semanas.

Eu falo daquele amor que é pra vida toda. Contudo não é também aquele amor que aparece nas novelas e nos romances das telas do cinema. Eu quero mesmo um amor maduro. Aquele que é intenso na medida certa. Nem mais nem menos.

Eu quero poder chegar em casa e ganhar um abraço apertado. Eu quero poder ganhar um beijo imenso de saudade. Eu quero poder sentar em frente da TV e parar de assistir o que esta passando só para escutar as novidades que meu amor tem para contar.

Eu quero um amor que possa me mostrar o mundo, um mundo de conhecimento. Um conhecimento que faça com que eu olhe a vida por ângulo ainda mais mágico e maravilhoso. Eu quero um amor que me ame de verdade. Um amor que seja para a vida toda, enquanto a minha vida durar.
_____________________

PS.: Este é outro texto escrito também em 2008. Resolvi publicar aqui no BLOG SAÚDE COM GLAMOUR porque merece uma reflexão. Afinal, o amor anda cada vez mais volúvel, não é mesmo? E amar também faz bem para a saúde, concorda?!

Bjs da Chirley e até segunda-feira, viu!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cicatricure cumpre o que promete


Por Chirley Santana / Foto: divulgação

Apesar de eu ser branquinha, minha pele sempre reage de forma diferente do que seria normal durante o processo de cicatrização. Preciso cuidar porque machucados mais profundos têm grande probabilidade de formar quelóide, o que deixa uma cicatriz de aspecto mais evidente e que chama atenção

Hoje, algumas mais antigas, adquiridas por causa da catapora (quando eu tinha 18 anos), devido à alguns tratamentos, estão mais sutis. Mas estão lá, e não incomodam mais. As que atualmente eu ainda percebia e que encontrei uma excelente forma para resolver, são as de minha cirurgia de implante de silicone.

Conhecia bem a probabilidade de desenvolver quelóide. Apesar de ter seguido as orientações de meu cirurgião plástico e usar um curativo apropriado. A indicação era fazer uma ”raspagem” (acho que é isso), para a retirada do excesso da cicatriz. Entretanto, optei por ver como o meu organismo iria reagir com o tempo. E deixei esse tal de procedimento pra lá.

Passado quase cinco anos, há mais ou menos uns três meses, vi a propaganda do Cicatricure, gel formulado especialmente para hidratar e melhorar a pele com cicatrizes. Confesso que fiquei receosa em comprar. Afinal, já gastei tanto.

Como a esperança é a última que morre. Comprei. Nas primeiras semanas, percebi que o aspecto começou a melhorar. O processo é gradativo e está valendo muito cada centavo investido. Estou no terceiro tubo, e longe de chegar perto do valor de todos os outros cremes que usei.

Estou muito feliz com o resultado. Feliz mesmo. Ainda bem que não desisti de comprar. Vai precisar mais algum tempo para sumir quase que completamente. E não será esforço algum dar continuidade. Então, fica a dica. Compre sem medo, porque não é propaganda enganosa, não.

Bjs da Chirley e até amanhã!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cuide de sua saúde íntima diariamente


Por Chirley Santana / Foto: freepik.com

Cada parte de nosso corpo precisa de atenção especial. E a saúde íntima não foge a regra. Por isso, a visita regular ao ginecologista é de fundamental importância. Então, nada de deixar para depois aquela consulta que você acabou de se dar conta que já faz um tempinho que não aparece.

Claro que não é uma consulta das mais confortáveis, mas não deve ser adiada, né!!! De acordo com o ginecologista e obstetra Márcio Westphal B. da Silva, pelo menos uma vez por ano é preciso, sim, passar por uma avaliação de rotina. “Esta é a melhor forma preventiva para cuidar da saúde integralmente. Além de ser analisado o aparelho reprodutor, as mamas e os diversos órgãos, a paciente deve aproveitar a consulta para tirar suas dúvidas”, explica.

Mas você também tem o dever de incorporar outros cuidados em sua rotina. Como usar sabonete neutro ou produdinhos específicos para a higiene da região genital. Só que nada de excessos, viu! Porque assim é possível manter a proteção natural da vagina. “Dê preferência a calcinhas de algodão e a dispense na hora de dormir para que a pele da região genital respire. Lave as roupas íntimas com sabão de coco ou sabonete neutro e as seque em locais secos e arejados”, acrescenta Dr. Márcio.

E para evitar fungos e bactérias, nada de querer usar absorventes diários, hein! Só use durante a menstruação mesmo. E faça a troca conforme a necessidade, lembrando-se de fazer higiene adequada. E para quem não dispensa o absorvente interno, está liberado desde que trocado com regularidade.

Viu como é fácil cuidar de sua saúde íntima??!!

Bjs da Chirley e nos vemos por aqui!
________________________________

O GINECOLOGISTA

Márcio Westphal B. da Silva – CRM 10317
Rua Prefeito Frederico Busch Jr., 220 – Sala 502 – Ed. Oswaldo Cruz – Garcia – Blumenau (SC)
Fone (47) 3037-6788

terça-feira, 14 de maio de 2013

Enxugue os quilinhos extras com a ajuda da chia


Por Chirley Santana / Foto: divulgação

Cada vez mais as pessoas estão caindo nas graças da chia. Afinal, não é por menos. Originária do México e da Colômbia, é uma grande fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e, ufffaaa, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

Só aí já deu para você ter uma noção de que a ingestão diária da chia pode fazer “milagres” em sua saúde. Pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. De acordo com a nutricionista Angela Oliveira Novo, os benefícios são grandes mesmo. “A chia tem ação anti-inflamatória, ou seja, tem a propriedade de combater a inflamação, pois é rica em ômega 3. Tem também ação antioxidande, o que ajuda a combater os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças. E, ainda, a chia é uma grande ajuda para quem quer perder aqueles quilos extras ou manter o peso ideal”, comenta.

A perda de peso acontece, porque o grão é grande fonte de fibras solúveis e forma um composto gelatinoso no estômago, o que torna o processo digestivo mais lento. “A recomendação é ingerir apenas uma colher de sopa todos os dias. A chia favorece o emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, o que faz reduzir a quantidade e até mesmo a escolha dos alimentos para as próximas refeições”, explica a nutricionista Angela.

Outro excelente benefício é para quem sofre de prisão de ventre. Como você leu nas linhas anteriores, o grão é rico em fibras dietéticas. Então, dê adeus aos inchaços e desconfortos provocados pela constipação. Fora que comer a chia regularmente, você está contribuindo para o controle do diabetes e da pressão arterial, a redução do risco de problemas cardiovasculares, a saúde cerebral e a recuperação muscular. “Assim, quem faz atividade física também pode se beneficiar. O uso no pós-treino é benéfico para melhorar a resistência e a recuperação muscular”, acrescenta.

Hoje, você encontra fácil, fácil a chia. Ela está disponível em grão (sementes ao natural), óleo, farinha, flocos e cápsulas. A melhor opção, claro, que é o grão, porque todas as suas propriedades nutricionais estão preservadas. Ela não tem sabor e vai bem em sopas, bolos, saladas, cereais, iogurtes, frutas, sucos...

Então, bora aproveitar os benéficos!!!

Bjs da Chirley e até outra hora.
_________________________

A NUTRICIONISTA

Angela Oliveira Novo - CRN-SC 0478
Fone (47) 9627-9555
E-mail: ang_novo2@hotmail.com